PARÓQUIA SANTA QUITÉRIA - CURITIBA - PR


Pastoral do Dízimo

06/09/2014 01:13

Dízimo, Compromisso do Cristão

 

Cada vez mais os cristãos se conscientizam da importância do dízimo. É bom encontrar a igreja limpa, bem equipada, tudo funcionando bem para uma boa celebração. Para que isso aconteça, todos precisam colaborar. Somos uma família e a Igreja é nossa casa.

O dizimo é nossa participação para cobrir as despesas. Interessante é que não significa necessariamente 10% da renda, mas, como diz São Paulo: “Cada um dê conforme  lhe tocar o coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (IICor. 9:7)

O dever do dizimo é bíblico. Deus não deixa faltar as suas graças e, com certeza, a parte de nossa oferta voltará, multiplicada e abençoada. Sejamos cristãos esclarecidos e generosos.

 

O que é dízimo?

 

O Dízimo é prova de gratidão para com Deus, de Quem tudo recebemos, devolução a Deus, por meio da Igreja, de um pouco do muito que Ele nos dá, contribuição para com a comunidade, da qual fazemos parte pelo batismo; partilha que nasce do amor aos irmãos e irmãs, especialmente em relação aos mais empobrecidos.

A principal finalidade da Pastoral do Dízimo na paróquia é contribuir com as 3 dimensões do dízimo, que são:

  • DIMENSÃO RELIGIOSA: Consiste na manutenção, sustentação e investimento em tudo o que diz respeito à vida religiosa da comunidade, desde a compra de hóstias até a construção de uma nova igreja (Templo).
  • DIMENSÃO MISSIONÁRIA: Consiste em investir na evangelização de pessoas que estão fora da área geográfica de nossa comunidade, paróquia ou diocese. É levar o Evangelho segundo o mandado de Jesus: “Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos prescrevi”.
  • DIMENSÃO SOCIAL: Consiste na assistência e promoção dos empobrecidos, excluídos e marginalizados, sejam eles quem for, conhecidos ou desconhecidos.

 

Estrutura da Pastoral do Dízimo

 

Mensalmente a Pastoral do Dízimo apresenta o balancete (prestação de contas) através do Boletim da Comunidade ou nos murais da Paróquia ou ainda na sala do dízimo.

Atualmente o dízimo da Paróquia conta com 1122 dizimistas cadastrados e no último mês 547 dizimistas devolveram o dízimo.

Hoje a Pastoral do Dízimo é composta por 34 plantonistas, os quais se revezam através de plantão durante todos os finais de semana para atender as 5 missas. Além dos plantões, a Pastoral exerce também outras atividades como:

  • Liturgia da Celebração do Domingo às 19h00min do primeiro domingo dos meses pares.
  • Liturgia da Celebração da partilha em todas as missas do mês de setembro, celebração esta destinada exclusivamente à partilha.

 

Como ser dizimista:

 

Para se tornar um dizimista basta apenas preencher uma ficha de cadastro na sala do dízimo (fundos da igreja) 30 minutos antes ou depois de cada celebração ou na Secretaria Paroquial.

 

Com quanto devo contribuir?

 

A contribuição é espontânea, não tem valor mínimo ou máximo, cada pessoa contribui com quanto o seu coração e gratidão for tocado.

 

Coordenador: Odair Leitoles

 

—————

Voltar